Hospedagem de Sites com cPanel, Domínio, Emails, PHP, Mysql, SSL grátis e Suporte 24h

  • Currently 2.96/5

Rating: 3.0/5 (666 votos)



ONLINE
1





Partilhe esta Página


  

5s

 

Legislação


Ergonomia
Ergonomia

A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis (regras). Hoje em dia a Ergonomia é conhecida como a ciência que estuda a adaptação do homem ao meio de trabalho, de forma a adaptar o meio de trabalho ao homem.

A Ergonomia pode ser aplicada a todo ambiente de trabalho, e sempre favorecendo o homem em relação ao seu meio de trabalho, de forma a tornar o ambiente de trabalho agradável, evitando lesões com LER (Lesão por Esforço Repetitivo), e DORT (Distúrbios osteomusculares Relacionados ao Trabalho), e até outras doenças como, nervosismo, estresse e outros.

Ergonomia hoje é uma necessidade que vai do início das obras até o objetivo final de cada empresa.

Quem investe em Ergonomia investe em bem estar para o bom desempenho do trabalho, investe no ambiente para torná-lo agradável e aconchegante, e assim evita os males causados por posturas inadequadas.

 

Eis aqui alguns exemplos de problemas ergonômicos:

Uma pessoa que trabalha bastante tempo sentado, esta posição provoca um acúmulo de sangue nas pernas e nos pés, uma tensão dos tendões e o enrijecimento dos músculos da nuca e das costas.

Temos também profissionais que por falta de organização, ou mobílias inadequadas no seu ambiente de trabalho, são obrigados a fazer movimentos bruscos, podem se contorcer,abaixar e levantar desnecessariamente.

No fim de cada jornada de trabalho está pessoa está com seus músculos, ossos e articulações exaustas.

O que fazer para amenizar ou em alguns casos eliminar de vez esses problemas ergonômicos?

Se a sua empresa ainda não implantou a ginástica laboral (exercícios de alongamento e relaxamento), você pode e deve praticar em sua casa.

Procure orientação de autoridades no assunto como ortopedistas, fisioterapeutas ou um professor de educação física.

Praticando esses exercícios regulamentes você estará prevenindo-se de muitos problemas de saúde causados por má postura no seu dia-a-dia.

Gráfico